quarta-feira, 1 de setembro de 2010


Irmãos Coragem foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 8 de junho de 1970 e 12 de junho de 1971, às 20 horas. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves, e contou com 328 capítulos. Foi produzida em preto-e-branco.Sinopse
Em Coroado, uma vila do interior goiano, em meio à luta dos irmãos Coragem - João, Duda e Jerônimo -, a injustiça maior recai sobre o mais velho, João, que tem roubado seu diamante, achado no garimpo. Mas a história tinha outros focos de interesse: o sofrido amor entre Jerônimo e sua irmã de criação, a índia Potira; os dramas psicológicos de Maria de Lara, com três personalidades (Lara, de comportamento reprimido, Diana, de temperamento esfuziante, e Márcia, um paralelo entre as duas). Um caso de amor nasce entre João e Lara, tumultuado pelo distúrbio mental dela e por sua subserviência ao pai, o temido coronel Pedro Barros, senhor absoluto de Coroado e do seu irmão Ricardo.
Elenco
Tarcísio Meira - João Coragem
Claudio Marzo - Duda (Eduardo Coragem)
Claudio Cavalcanti - Jerônimo Coragem
Glória Menezes - Maria de Lara/Diana/Márcia
Regina Duarte - Ritinha (Rita de Cássia)
Zilka Salaberry - Sinhana
Gilberto Martinho - Coronel Pedro Barros
Glauce Rocha - Estela
Lúcia Alves - Potira
José Augusto Branco - Promotor público Rodrigo César
Emiliano Queiroz - Juca Cipó
Miriam Pires - Dalva
Carlos Eduardo Dolabella - Delegado Diogo Falcão
Neuza Amaral - Branca
Hemílcio Fróes - Lourenço/Bianchini
Myriam Pérsia - Paula
Leda Lúcia - Margarida
Milton Gonçalves - Braz Canoeiro
Suzana Faini - Cema
Maria Esmeralda - Jurema
Ênio Santos - Dr. Maciel
Ana Ariel - Domingas
Macedo Neto - Padre Bento
Renato Master - Dr. Rafael
Sônia Braga - Lídia
Paulo Araújo - Hernani
Dorinha Duval - Carmem Valéria
Francisco Dantas - Dr. Paulo
Dary Reis - Lázaro
Estelita Bell - Regina
Lourdinha Bittencourt - Manuela
Ivan Cândido - Delegado Gérson de Castro
Ângela Leal - Yolanda
Monah Delacy - Deolinda
Jacyra Silva - Beatriz
Zeny Pereira - Virgínia
Francisco Milani - Promotor público
Moacyr Deriquém - Jarbas
Ivan de Almeida - Antônio
Isaac Bardavid - Dr. Humberto
Yara Amaral - Tula
Felipe Wagner - Siqueira
Antonio Victor - Sebastião Coragem
Sônia Clara - Glória
Clementino Kelé - Jesuíno
Navarro de Andrade - homem do grupo de João Coragem
Irmãos Coragem é tida como a primeira novela que os homens assumiram que assistiam. Uma união de faroeste, futebol (com o país embalado pela Copa do México) e romance que resultou numa das mais importantes produções da Rede Globo e da TV brasileira.
Nessa versão, dos atores que faziam os irmãos, dois tinham o nome de Cláudio: Marzo (Duda) e Cavalcanti (Jerônimo). No remake de 1995, eram dois Marcos: Palmeira (João) e Winter (Duda).
Cláudio Marzo e Regina Duarte tiveram o desfecho de seu casal, Duda e Ritinha, antecipado para que pudessem sair da novela e começar as gravações de Minha Doce Namorada, que foi ar às 19h.
A cidade cenográfica que representava a fictícia Coroado foi construída no local onde hoje se localiza o Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
Irmãos Coragem teve uma longa sobrevida após seu término: foi lançada em forma de folhetim, em fascículos, nas bancas de jornal. Virou radionovela, transmitida pela Rádio Federal. Teve uma versão mexicana, Los Hermanos Coraje (em 1972), e uma versão argentina, Mi Nombre Es Coraje (em 1988). E voltou às bancas de jornal num fascículo único.
Irmãos Coragem foi reapresentada em três ocasiões pela emissora: em 1980, num compacto que integrou o Festival 15 Anos; no mesmo ano voltaria a ser reapresentada, dentro do TV Mulher, pelas manhãs; e em 1990, no Festival 25 Anos, compactada em 20 capítulos.
Diferentemente do que é citado por algumas fontes, essa não foi a estréia da atriz Sônia Braga na televisão. Ela já tinha aparecido na série As aventuras de Eduardinho e na novela A menina do veleiro azul da TV Excelsior.
É a segunda telenovela mais longa produzida pela Rede Globo até hoje, com 328 capítulos. O primeiro lugar é de A Grande Mentira, exibida um ano antes.
O tema musical usado como vinheta da telenovela foi trilha sonora do filme O dia da ira (Giorni dell'ira, I - 1967), Western Spaghetti estrelado por Giuliano Gemma e Lee Van Cleef.
A abertura de Irmãos Coragem que a Rede Globo disponibiliza em seu site Memória Globo, composta por desenhos e com quase um minuto de duração, não é a mesma de 1970; a abertura original durava aproximadamente dois minutos, e apresentava cenas dos irmãos andando a cavalo.
A novela teve um remake em 1995, atualizado por Dias Gomes, Marcílio Moraes e Margareth Boury, fazendo parte das comemorações dos 30 anos da Rede Globo, com Marcos Palmeira, Marcos Winter e Ilya São Paulo vivendo os irmãos do título. Mas dessa vez não houve sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário