À Sombra dos Laranjais foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas de fevereiro a maio de 1977, contou com 89 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e Sylvan Paezzo, adaptando a peça teatral homônima de Viriato Corrêa, e dirigida por Herval Rossano e Milton Gonçalves.
Trama:Vinte e oito anos depois de ter deixado sua cidade natal, Laranjais, Pedro retorna, advogado de sucesso e respeitado. Reencontra a noiva que deixara, Madalena. Junto à trama romântica, a rivalidade política entre as famílias de Pedro (os Lemos) e de Madalena (os Caldas). A família de Madalena é liderada pela irmã Marta, com mão de ferro, e ela se revolta contra o irmão Tomé, a seu ver um fraco, que não optou pela política como o falecido pai deles. Conta com a presença de um circo, cujos artistas têm ligações profundas com a população da cidadezinha.
Elenco
- Ary Fontoura - Tomé Caldas / Estopim
- Herval Rossano - Pedro Lemos
- Aracy Cardoso - Madalena Caldas
- Beatriz Lyra - Marta Caldas
- Castro Gonzaga - Perácio Caldas
- Marcelo Picchi - Júnior
- Lauro Góes - Cláudio Lemos
- Ísis Koschdoski - Zulmira
- Marília Barbosa - Ritoca
- Élcio Romar - Juan Carlos
- Lídia Brondi - Lúcia Alvarez
- Tamara Taxman - Dalva Alvarez
- Monah Delacy - Das Graças
- Maria Pompeu - Fátima
- Paulo Gonçalves - Alvarez
- Arthur Costa Filho - José Mota
- Wellington Botelho - Bruno
- Fernando José - Miguel
- Patrícia Bueno - Lurdinha
- Marcus Toledo - Nelson
- Sílvia Salgado - Berenice
- O tema de abertura, a canção "O circo" ("Vai, vai, vai começar a brincadeira / Tem charanga tocando a noite inteira / Vem, vem, vem ver o circo de verdade / Tem, tem, tem picadeiro e qualidade…"), era cantado por Marília Barbosa, que participava da telenovela como atriz vivendo a personagem Ritoca, amiga de Zulmira.
- A telenovela foi reapresentada de 14 de janeiro a 2 de maio de 1980, às 13h30. Foi a última reprise "da tarde" exibida pela emissora sem nenhuma caracterização. Sua sucessora no horário, Dona Xepa, estrearia o título Vale a Pena Ver de Novo, utilizado até hoje.
- Coincidentemente, À Sombra dos Laranjais, foi substituída nas duas ocasiões em que foi exibida por Dona Xepa.